quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Brasil ocupa lugar de honra em exposição parisiense dedicada ao grafite


O grafiteiro Herbert Baglione posa em Boulogne-Billancourt, França. Foto: Guillaume Baptiste/AFP Photo
O grafiteiro Herbert Baglione posa em Boulogne-Billancourt, França. Foto: Guillaume Baptiste/AFP Photo
Apesar de alguns compararem a arte do grafite ao vandalismo do espaço urbano, as pinturas murais com aerossóis e as "tags" (assinaturas) são consideradas cada vez mais uma forma artística de vanguarda, sugere uma exposição em Paris que põe o Brasil em lugar de honra.

A exposição "Grafite, quadros de mestres" foi aberta ao público nesta sexta-feira no Palácio de Tóquio, em Paris, e reúne cerca de 60 quadros de artistas de grafite de Brasil, França e Estados Unidos, que serão leiloados na noite de segunda-feira em prol da associação SOS Racismo.

Os artistas brasileiros, país que ganhou fama internacional pela riqueza e diversidade de seu grafite, são os convidados de honra nesta exposição, que reúne alguns dos pioneiros desta arte. O grafite nasceu nos vagões dos metrôs de Nova York e, paulatinamente, ganhou espaços nos museus das grandes capitais.

O curador da mostra, Alain Dominique Galliza, um apaixonado por esta arte, disse à AFP que a estrela desta exposição é a obra do brasileiro Nunca, que "embelezou" duas partes do muro de Berlim. Para Galliza, o grafite é uma arte que tem códigos e uma linguagem específica, diferenciando os elaborados murais dos "tags" (as assinaturas) e das caligrafias.

A obra do brasileiro Nunca, que está estimada entre 250.000 e 350.000 euros, será leiloada na segunda-feira pela associação Pierre Verger, em prol do trabalho que desenvolve o SOS Racismo para ajudar às crianças de camadas desfavorecidas.

Do Brasil viajaram também Tinho, Pixação e Herbert Baglione, que deixaram sua marca nos muros de São Paulo.

Esses artistas, que estão entre os mais destacados autores desta arte urbana brasileira, vão pintar no sábado pela manhã um mural no bairro XIII de Paris, que há alguns anos tem uma rica cena de grafite.

O ex-jogador de futebol brasileiro Raí, que tem uma fundação no Brasil para ajudar crianças e jovens mais pobres a ter acesso à educação, chegou a Paris nesta sexta-feira, para assistir à performance dos artistas brasileiros, informaram os organizadores.

Entre os pioneiros nova-iorquinos presentes na mostra estão Crash, Sonic, Snake, Lady Pink, Bando, Seen, Taki 183, Duro, Blade, Revolt e Quik.

Participam também da exposição algumas lendas francesas, como ASH, Chaze, Spirit, Kongo, Swen, Lazoo, Shuck One, Skki e Shuck, que é gratuita e espera atrair dezenas de milhares de visitantes entre sexta-feira e domingo.

Fonte: http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/viver/2013/02/16/internas_viver,423690/brasil-ocupa-lugar-de-honra-em-exposicao-parisiense-dedicada-ao-grafite.shtml

AFP - Agence France-Presse
Publicação: 16/02/2013 09:08 Atualização: 16/02/2013 09:10
 

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Grafite - Peça o seu orçamento

​Importante informar:

-Qual o espaço onde será feita a pintura (quarto infantil, fachada de loja...);​
- Metragem da parede (altura x comprimento)
- Se você possui imagens (desenhos e fotos da parede) pode envia-las.



juniorgrafitero@gmail.com

Grafiteiros transformam canteiro de obras de ampliação de Viracopos

Quarenta e três artistas levaram arte para os tapumes brancos de obras.
Concessionária quer transformar imagens em exposição internacional.

Lana Torres Do G1 Campinas e Região

Vanderlei de Campos Ferreira homenageia Santos Dumont em Campinas (Foto: Lana Torres/G1Campinas)Vanderlei de Campos Ferreira homenageia Santos Dumont em Campinas (Foto: Lana Torres/G1Campinas)
Um grupo de 43 artistas transformou a estrutura de isolamento do canteiro das obras de ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), neste domingo (3). Com material e cachê financiados pela concessionária que administra o local, grafiteiros do interior paulista deram cor e “graça” aos tapumes, antes monocromáticos, com ilustrações com o tema “Viracopos: um aeroporto em movimento”. A ideia da concessionária é que imagens dos grafites virem uma galeria com exposição internacional.
“O grafite está em alta. Então, é bom para as duas partes. Bom para o aeroporto e bom para nós, para mostrar nossa arte”, disse o grafiteiro Lelin, de 27 anos, que mora em Ribeirão Preto e há 13 anos trabalha com a arte de rua. Os artistas receberam um cachê de R$ 300, além de refeição e material para os desenhos.
De Campinas, Vanderlei de Campos Ferreira, de 22 anos, escolheu homenagear Santos Dumont, o pai da aviação. “Quis relembrar o passado pra que a história que passou represente uma realidade melhor no futuro”, diz.
Além da grafitagem dos tapumes, o domingo nas imediações das obras terá apresentações de DJs, beatbox e dança de rua. O evento é aberto ao público e segue até as 17h e resultará em uma mostra fotográfica, que será exposta na Estação Cultura, na quinta-feira (7), a partir das 20h. A entrada será gratuita.
Grafiteiro faz desenho em tapume de obras do Aeroporto de Viracopos em Campinas (Foto: Lana Torres/G1Campinas)Grafiteiro faz desenho em tapume de obras
de Viracopos (Foto: Lana Torres/G1Campinas)
Mundo afora
O diretor comercial da Aeroportos Viracopos Brasil, Carlos Valente, adiantou que pretende aproveitar os registros audiovisuais dos grafites para elaborar uma exposição itinerante, inclusive, com mostras fora do país.
“Vamos usar nossa rede de relacionamentos com empresas de vários países. Isso aqui tem que ser divulgado foram do país. Precisamos fazer estas imagens circularem”, disse. Valente informou, ainda, que existe um projeto para que as imagens em vídeo sejam exibidas durante voos de uma empresa aérea nacional. “Faço aqui também a proposta, o desafio, para que o material seja usado para estampar uma aeronave. Quem sabe”, brinca.
Iniciativa privada
A iniciativa privada assumiu a administração de Viracopos em 14 de novembro, após o leilão de concessão realizado pelo governo federal em fevereiro. Desde a ocasião, empresas conduzem todas as atividades funcionais do aeroporto.
Atualmente, cerca de 700 operários trabalham nas obras de construção do novo terminal de passageiros e do edifício-garagem de Viracopos, além das obras de revitalização do atual terminal de passageiros, que serão concluídas até o final do primeiro trimestre de 2013.

fonte: http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2013/02/grafiteiros-transformam-canteiro-de-obras-de-ampliacao-de-viracopos.html

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

O grafite invade a igreja

Cores dão nova vida a construção histórica nos Estados Unidos


Uma igreja abandonada virou palco para a arte de rua em Washington, nos Estados Unidos. O artista Alex Brewer, conhecido pelo apelido Hense, deu cara nova à construção histórica com uma pintura multicolorida. Uma explosão rosa, verde, azul e amarelo chama a atenção de quem passa por lá, em uma bem-sucedida combinação entre a arquitetura tradicional e o grafite. Na igreja antiga não acontecem mais missas, mas a intervenção fez dela um novo ponto turístico na região.

O grande mural é uma das ações do governo para transformar a paisagem do bairro Ward 6 em um projeto de revitalização da área. No local, também está sendo planejada a construção de um museu e de um hotel de luxo.


A obra é do artista Hense

A intervenção fez da igreja um novo ponto turístico em Washington

A igreja fica no bairro Ward 6, que passa por processo de revitalização
fonte: http://revistacasaejardim.globo.com/Revista/Common/1,,EMI328817-16938,00.html